Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral tem o objetivo de manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através deexercícios físicos direcionados para aquela atividade profissional e feitos durante o expediente. Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física (um educador físico), para que obtenham-se os resultados esperados. Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa. Existem três tipos de Ginástica Laboral:
GINÁSTICA LABORAL COMPENSATÓRIA
Realizada durante a jornada de trabalho, com duração aproximada de 10 minutos. Interrompe a monotonia operacional, aproveita as pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e às posturas inadequadas solicitadas nos postos operacionais.
Sessão de exercícios realizada durante a atividade laborativa em forma de pausa ativa, que visa compensar o corpo da fadiga física e mental, além da exposição a agentes lesionadores. Promove a “drenagem muscular”, que elimina o excesso de toxinas musculares, compensando as posturas inadequadas e melhorando a atenção. Indicada para os setores onde há repetitividade ou necessidade de atenção centrada por período extenso. Com a ginástica de pausa, é possível, além de aplicar os exercícios compensatórios, incentivar a correção postural, a conscientização, as automassagens e massagens.