Ginástica Laboral
É uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A ginástica se baseia basicamente em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhado, lembrando que é feita sempre orientada por um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou educador físico. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.
Benefícios da ginástica laboral para o funcionário:
Alivia o estresse;
Melhora a postura do corpo;
Melhora a saúde;
Diminui o sedentarismo;
Diminui as tensões adquiridas no trabalho;
Previne Lesões
Previne doenças causadas por trauma cumulativo;
Aumenta a motivação;
Trabalham a reeducação postural;
Aumentam a integração social;
Melhoram o desempenho profissional;
Ginástica Laboral para Trabalho em Pé e Com Transporte de Carga
Nesta atividade, todos os músculos do corpo são exigidos. Porém os músculos da cintura escapular, membros superiores, região lombar e membros inferiores são os mais sobrecarregados. Estes exercícios podem ser realizados por indivíduos que passam muito tempo em pé ou que carregam pesos.
Entrelace as mãos atrás da cabeça e force os cotovelos para trás. Segure o alongamento durante dez segundos. Repita mais duas vezes. Mantenha a coluna reta.
Sentado(a), cruze uma das pernas e force o joelho da perna cruzada para baixo com as mãos. Mantenha durante dez segundo e repita o exercício com a outra perna
Com um braço elevado por trás da cabeça, puxe o cotovelo e mantenha-o assim durante dez segundos. Repita o mesmo exercício com o outro braço.
Sentado(a), incline o tronco para a frente, tentando encostar as mãos ao chão. Mantenha a