Ginástica Laboral
Neste capítulo abordaremos assuntos como: administração do programa, gerenciamento do projeto, demonstrativo de resultados, administração de conflitos e relacionamento interpessoal.
Para que toda a explanação informada anteriormente seja efetivamente de sucesso e demonstre claramente com números e resultados que o projeto de ginástica laboral elaborado para aquela determinada empresa foi assertiva, são precisos alguns passos fundamentais. Tais passos serão definidos e explicados nesse capítulo.
1. ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA
Como em qualquer projeto a ser elaborado ele necessita de uma regra básica: administração.
Primeiramente iniciaremos com uma rápida explicação do conceito do que é administrar:
“Administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros(organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.” - Maximiano (2007)
Então temos algumas etapas a serem seguidas:
Planejamento: é preciso iniciar o programa com o foco bem definido do que será aplicado em cada empresa. Planejamento consiste em alinhar o objetivo, as formas que poderão ser utilizadas para atingir tal objetivo, levantar as possíveis problemáticas e elaborar planos alternativos para finalização do programa.
Organização: esse é o ponto fundamental da administração do programa, é a partir de uma organização de qualidade que definirá o sucesso ou fracasso do planejamento. Um dos principais aspectos da organização esta: cronograma de ações, comunicação e alinhamento.
Liderança: somos guiados por um objetivo em comum, ato de administrar, para que o caminho até o objetivo seja o menos tortuoso o possível contamos sempre