Relatorio
Foi realizada uma aula ao Laboratório Fitopatologia no dia 30 de Abril de 2013 da UFC, tendo como finalidade mostrar materiais e técnicas utilizadas no laboratório de microbiologia. Nessa aula, foram apresentadas várias materiais e métodos utilizados para coletas no laboratório, além de como guardar o material depois das análises.
INTRODUÇÃO
Por causa dos riscos advindos dos serviços realizados em laboratórios onde são manipulados microorganismos, os profissionais ou alunos que neles trabalham estão sujeitos a riscos biológicos e muitas oportunidades de contrair infecções de graves resultantes da exposição a agentes patogênicos.
Biossegurança diz respeito ao conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos presentes em um laboratório de pesquisa. Durante a aula de Microbiologia foram dadas algumas normas de segurança e como manusear alguns instrumentos de coletas e análise. O trabalho a seguir trata-se de um relatório das atividades práticas desenvolvidas nesta aula.
DESENVOLVIMENTO
Diversos são os procedimentos de higiene e limpeza adotados em um laboratório e todos estes são de fundamental importância a fim de que não se obtenha erros ou acidentes nesse ambiente.
Os materiais que não são descartáveis (principalmente vidrarias) requerem um procedimento específico de limpeza dependendo do tipo, estrutura e especificidade.
Material novo: o procedimento correto nesse tipo de material é utilizar água destilada e sabão
Material usado não contaminado: Utiliza-se solução sulfocrômica, solução alcoólica, bem como água destilada e Sabão neutro.
Material Contaminado: Para esse tipo de material que é mais comum no laboratório de microbiologia, utiliza-se um processo denominado AUTOCLAVAGEM, em um aparelho conhecido como autoclave, o processo consiste em eliminar possíveis contaminantes biológicos pela ação do vapor de