Ginástica de Aparelhos
Introdução
A ginástica, nas aulas de Educação Física, tem como o objectivo fundamental desenvolver o corpo e o controlo dos movimentos. Na pré -história a actividade física tinha papel relevante para a sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico de carácter utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Na Antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral. Mas foram os antigos Gregos,os primeiros a praticar a ginástica como actividade desportiva.
No Sec XVIII,a ginástica era vista com um carisma artístico,havendo exibições a nivel de escolas e associações desportivas.
A organização da ginástica com a criação de regras e aparelhos de ginástica,aconteceu em 1811 na Alemanha,através da intervenção do professor Friedrick Jahn .
A palavra Ginástica vem do grego –Gymnastiké.
A parir da Segunda metade do século XIX,apareceram as primeiras federações de ginástica como a Suiça,Alemanha,Bélgica,Polónia,Holanda e França.
Em 1896 iniciaram-se as competições internacionais nas olimpíadas de Atenas.
Aparelhos de Ginástica
Fig. 1 Plinto Fig. 2 Trampolim sueco e Reuther
Fig. 3 Boque Fig. 4 Trave olímpica
Fig. 5 Barra fixa