Ginástica artística - aparelhos
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROVAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
ALANDESSON LIMA
FRANCISCO CRISTIANO
DANIEL DOUGLAS
KAMILA VITOR
LAÍS PRADO
LEANDRO CALADO
LETÍCIA FERNANDES
WITALO FABIANO
PROFESSORA: PAULA ABREU
Ginástica Artística
Manaus-AM
2013
ALANDESSON LIMA
FRANCISCO CRISTIANO
DANIEL DOUGLAS
KAMILA VITOR
LAÍS PRADO
LEANDRO CALADO
LETÍCIA FERNANDES
WITALO FABIANO
GINÁSTICA ARTÍSTICA
PROVAS
Trabalho de Ginástica Artística para obtenção de nota parcial da disciplina de Ginástica Artística, do curso de Educação Física, da Universidade Paulista – UNIP, campus Manaus-AM, ministrado pela professora Paula Abreu.
Manaus-AM
2013
INTRODUÇÃO
A Ginástica Artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam força, agilidade, coordenação, controle do corpo, flexibilidade, equilíbrio e elegância.. O termo ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa “treinar” e, em sentido literal, “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios.
“Ginástica é um esporte tanto emocionante quanto belo, que não requer somente coragem de seus adeptos como também graça domínio do corpo.”
Frase retirada do livro “O Prazer da Ginástica”.
Ginástica Artística |
Em 1896, a ginástica passou a integrar o quadro de provas dos primeiros Jogos Olímpicos de Atenas. É importante dizer que nessa época apenas os homens participavam dessa categoria, constituída por seis provas individuais: argolas, barra horizontal, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo e subida a corda. Foi apenas em 1928 que as mulheres passaram a competir na ginástica, por equipes, em provas olímpicas. A inserção das provas individuais só aconteceu em 1931. Na ginástica artística, a competição pode ser individual por aparelho, individual geral ou por