ergonomia na aeronáutica
Desenvolvimento de um novo conceito de cabine ergonômica para linha aeronáutica agrícola
Desenvolvimento de um novo conceito de cabine ergonômica para a linha aeronáutico agrícola baseado nos aviões atuais. Os estudos realizados serão direcionados a uma releitura e a aplicação do design ergonômico na linha aeronáutica agrícola, não tendo como preocupação inicial os efeitos físicos e aerodinâmicos, mas sim o conforto para o usuário, não esquecendo o equilíbrio estético do produto. Este novo conceito de cabine visa agilizar o processo de entrada no avião como também proporcionar um maior conforto ao piloto, desenvolvendo novos dispositivos e componentes relacionados à cabine.
A deficiência de espaço interno da cabine e a dificuldade para entrar no avião são os problemas existentes nos atuais projetos de aeronaves agrícolas que são utilizados a mais de três décadas pelos agricultores e empresários.
Definição do problema
Nos estudos realizados sobre o desenho, forma e a construção dos atuais aviões de pulverização utilizados atualmente, foram verificados vários problemas conceituais biomecânicos, como a entrada e saída da cabine, e o pequeno espaço interno da mesma, podendo causar desconforto para o piloto quando o trabalho exige grandes horas sem interrupções. Também se constata que os aviões não sofreram nenhuma modificação estrutural significativa nas últimas três décadas, tornando-se um produto obsoleto com relação aos novos conceitos de conforto, saúde, segurança e produtividade. Portanto, um dos maiores problemas enfrentados por esse perfil de produto, é o baixo investimento na linha de pesquisas de novos conceitos de aviões agrícolas.
Objetivos a serem alcançados
Espera-se que o novo conceito de cabine possa propiciar um maior conforto para o piloto, como também agilizar o processo de entrada e saída da aeronave.
Informações sobre o histórico do problema
A dificuldade para se entrar na cabine da