Ginastica laboral nas empresas
Atualmente, o mercado de trabalho expõe seus colaboradores a níveis elevados de estresse e tensões musculares, causadas por posturas incorretas, falta de alongamento entre outras causas. Com isso as empresas vêm discutindo, e dando mais importância a qualidade de vida no ambiente de trabalho, à medida que vão observando fatores positivos e os diversos benefícios que a pratica vem apresentando como o aumento da produção, qualidade nos serviços prestados, no processo de produção e execução dos serviços, e conseqüentemente o crescimento da empresa.
A Ginástica Laboral tem o objetivo de prevenir doenças ocupacionais, contribui para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, e com isso gerar uma maior e melhor qualidade do trabalho prestado sem danificar a saúde do trabalhador. A atividade é desenvolvida no ambiente de trabalho, com exercícios que preparam o corpo do individuo para a jornada de trabalho, seu objetivo maior e prevenir a L.E.R e D.O.R.T que são desenvolvidas pela repetitividade de movimentos, fadiga, prejudicando os nervos, articulações, músculos entre outros. A L.E.R e D.O.R.T são as grandes causas de afastamento dos empregados da empresa E hoje é cada vez maior o numero de empresas que adquirem os métodos de ginástica laboral, pois tem se observado um meio eficaz e saudável de diminuir os casos de doenças ocupacionais, diminuir o numero de acidentes de trabalho, diminuir faltas do trabalho por motivo de doenças, aumento da satisfação do colaborador, redução de gastos com serviços médicos, aumento da produtividade e lucro da empresa.
A Ginástica laboral tem como objetivo melhorar a condição física e social pois melhoras o relacionamento entre os parceiros de trabalho, diminui a fadiga muscular, aumenta a disposição ao iniciar e ao retornar ao trabalho, corrige vícios posturais, diminui doenças ocupacionais, reduz o estresse e tensões, além de orientar e colaborar as pessoas para uma vida melhor e saudável,