Ginástica laboral nas empresas
Introdução: Organismo como um sistema hierárquico
O organismo caracteriza-se pelo funcionamento harmônico e integrado de diversos sistemas. Pode ser considerado um sistema hierárquico aberto, na medida em que apresenta subsistemas que podem ser identificados e delimitados pelas tarefas que desempenham e que estão relacionadas hierarquicamente. Além disso, sobrevive e se desenvolve graças à constante troca de matéria, energia e informação com o meio ambiente. Para efeito de nossa discussão, podemos ver o organismo composto por sistemas de órgãos que, por sua vez, são compostos por tecidos, células e organelas. A célula é considerada a unidade básica da vida, pois apresenta estruturas e propriedades que asseguram a sua integridade e existência. Isto é possível graças à existência de estruturas celulares denominadas organeIas, capazes de desempenhar as funções vitais para sua sobrevivência. Para efeito de nossa discussão, Podemos destacar as seguintes organeIas:
a) núcleo: contém a matriz genética e é responsável pelo controle da atividade celular;
b) membrana celular: é a camada de revestimento da célula delimitando-a do meio ambiente. Tem a propriedade de selecionar o fluxo de substância entre o meio intra e extra-celular;
c) mitocôndria: estrutura especializada na produção de energia;
d) retículo endoplasmático rugoso: estrutura que contém os ribossomos, os quais são responsáveis pela síntese protéica que está sob o controle do núcleo. Em organismos pluricelulares, cada célula é capaz de desempenhar todas as funções necessárias para a sua sobrevivência, porém algumas propriedades estão desenvolvidas em maior grau do que outras, constituindo a especialização. Embora bilhões de células sejam identificadas no organismo, podem ser agrupadas em quatro tipos principais:
a) célula muscular: especializada em se contrair e produzir movimento;
b) célula nervosa: especializada na