Projeto namorar
1ª ETAPA: PESQUISA
Pela abrangência do tema meio ambiente e pela maneira como ele mobiliza as pessoas, a escola deve dividi-lo em várias frentes de estudo.
• Uma opção é tratar da questão do lixo e resíduos industrial, acabando o serviço municipal de coleta, o zelo e o cuidado da poluição com os detritos e a destinação dada pelo município a todo o material coletado.
• Outra possibilidade é abordar aspectos de reciclagem, reutilização de materiais e compostagem orgânica.
• Também é possível partir dos recursos ambientais – como água, vegetação, solo, energia – fazer vários desdobramentos sobre sua utilização no município.
• Um tema muito importante é o que a escola pode fazer ou está fazendo para prevenir as emergências causadas por desastres como seca, enchentes, deslizamentos.
2ª ETAPA: DESDOBRAMENTO DA PESQUISA
A depender dos resultados da pesquisa, a escola selecionará um ou mais desdobramentos, como os apresentados abaixo.
Água – Saber o local de origem da água, o percurso que faz até a escola e as casas, a forma de tratamento, os reservatórios e o processo de limpeza dos ambientes escolares. É importante discutir se a água é de qualidade, se é suficiente para a demanda da escola e de que forma pode ser economizada. Pode ser feito um estudo mais amplo sobre a água do município, rio e riachos, reservatórios, formas de abastecimento, estações de tratamento, etc.
Água na escola – Produzir maquetes sobre o percurso da água que abastece a escola. Fazer desenhos, histórias em quadrinhos e diversificar a produção de textos. Verificar se há água disponível nos banheiros da escola, se a limpeza é conservada pelos alunos e se os banheiros funcionam regularmente.
Vegetação – Buscar dados sobre o clima, solo, fauna e flora da região. Comparar com a vegetação de outras regiões. Realizar aulas de campo para observação e experiências práticas. Pesquisar o impacto ambiental mais avançado no