Ginástica Laboral (Na Empresa)
Os impactos negativos advindos do trabalho podem acometer diversos tipos de trabalhadores em diversas áreas, e ainda assim, existem diferentes problemas relacionados à função de cada indivíduo no seu trabalho. Em outras palavras, o impacto depende do tipo de trabalho, da sua exigência muscular e postural. Há problemas relacionados tanto à falta quanto ao excesso de atividade física, assim como problemas ligados ao estresse do dia-a-dia de labor.
Um trabalhador da construção civil geralmente tem implicações totalmente díspares das de um alto executivo, porém certamente ambos podem desenvolver problemas físicos relativos à sua função. Geralmente, o pedreiro tem sobrecarga muscular muito intensa no corpo inteiro, além de estresse na coluna vertebral; já o executivo tem problemas de falta de exercício, desvios posturais, e distúrbios psicológicos. Obviamente que a ginástica de cada um será muito diferente.
As empresas também têm benefícios comprovados. Há estatísticas citando um retorno de até cinco vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de Ginástica Laboral, considerando a economia com faltas, encargos sociais e outros problemas relacionados à saúde.
Portanto, a Ginástica Laboral é um ramo criado especificamente para resolver através da atividade física os problemas de saúde relacionados aos mais diferentes tipos de trabalho (cada tipo com exercício específico). É justamente isso que torna esta atividade uma ferramenta extremamente eficaz tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, que economizam com