Ginastica Escolar (Força e Equilibrio)
Força É caracterizada como a habilidade de um músculo ou grupamento muscular de vencer uma resistência, produzindo tensão na ação de empurrar, tracionar ou elevar (Tubino, 1992 apud Bregolato, 2002). Badillo e Ayestarán (2001) afirmam que a melhora da fora constituiu-se em fator importante em todas as atividades desportivas, sendo inclusive, em alguns casos, determinante. Se desenvolvida de uma maneira correta, nunca pode ser prejudicial para o desportista. Afirmam ainda que a força desempenhe um papel decisivo na boa execução técnica. Em muitos casos, a falha técnica não é produzida por falta de coordenação ou habilidade, mas por falta de força nos grupos musculares que intervêm em uma fase concreta do movimento.
A Ginastica trabalhada no âmbito escolar de muito colabora com o desenvolvimento da força física de membros superiores e inferiores além de estruturas do tronco, abdome, e dorso. Analisando assim as valências físicas essenciais para o bom desempenho nas modalidades esportivas, Ginastica Artística e Rítmica, de acordo com Galdi (1997) encontramos a força explosiva como uma das principais. Esta se refere à possibilidade do sistema neuromuscular de produzir o maior impulso possível num determinado período de tempo.
Dentro de minha pesquisa encontrei alguns exercícios específicos, aplicados á ginastica utilizando de diversos aparelhos trabalhando força em várias áreas do corpo, tais exercícios são para alunos que já tem seu treinamento voltado para a competição, para os iniciante, tais series devem ser adaptadas ao nivel mais básico para com o treinamento progressivo ir dificultando mais.
EXERCÍCIOS DE FORÇA
Equilíbrio
O corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, dentro da ginastica o equilíbrio vai dês da estabilização de forças ou em movimento retilíneo uniforme. Portanto, um objeto em equilíbrio pode estar em repouso ou em movimento