As qualidades fisicas na educaçao fisica
Força: É a habilidade de um músculo ou grupo muscular vencer uma resistência, produzindo tensão na ação de empurrar, tracionar ou elevar.
Exemplo: Logo que a bola bate no aro da cesta, ele salta e domina o rebote.
1. Força explosiva (potência muscular): Resulta da força, acrescida de velocidade na execução de um movimento. É a habilidade de exercer o máximo de energia num ato explosivo.
Exemplos: Uma cortada de voleibol, um “gancho” de um boxe.
2. Força dinâmica (força isotônica): É o tipo de força que envolve as forças dos músculos nos membros em movimentos repetidos durante um período de tempo.
Exemplos: Um soldado transportando um companheiro ferido, um atleta de ginástica executando série livre na barra fixa.
3. Força estática (força isométrica): É o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor, e não havendo produção de trabalho em forma de movimento.
Exemplos: Um homem sustentando (parado) um saco de mantimentos, um homem empurrando um armário sem obter êxito.
Velocidade: É a qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve.
Exemplos: A saída dos atletas de uma prova de 100m rasos (atletismo); atletas no meio do percurso, numa disputa de 100m rasos (atletismo).
1. Velocidade de reação: Tempo requerido para ser iniciada uma resposta a um estímulo específico.
Exemplos: Saída de uma prova de 100m (atletismo); defesa de um chute a queima-roupa de um goleiro de futebol.
2. Velocidade de deslocamento: É a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para outro, a velocidade de deslocamento também é chamada velocidade de movimento.
Exemplos: Um “contra-ataque” de basquetebol, a ação de um corredor durante uma prova de 400m rasos, a ação de um nadador durante uma prova de 400m.
3.