Ginástica no ensino infantil
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MIRAILTON DOS SANTOS ALVES RA: 111288991
RUBENS MACHADO RA: 111254353
GINÁSTICA NO ENSINO INFANTIL
OSASCO
2013
MIRAILTON DOS SANTOS ALVES RA: 111288991
RUBENS MACHADO RA: 111254353
Trabalho apresentado ao professor (a) Fernando Morales, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Educação Física na infância e Adolescência, 6º semestre do curso de licenciatura em educação física.
OSASCO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Objetivou-se neste trabalho caracterizar a ginástica, analisando sua evolução no decorrer da história; onde pode ser ofertada, e de que forma deve ser oportunizada aos escolares do ensino infantil.
A partir desta analise planejou três aulas de ginástica de caráter formativo para alunos do ensino infantil, visando uma assimilação de movimentos de forma lúdica; para isso foram utilizadas metodologias pedagógicas que respeitavam as condições cognitivas e motoras da faixa etária que foi trabalhada.
Os planos de aula elaborados no trabalho foram levados a campo para serem aplicados; Posteriormente foi observada a aderência das propostas, e se os objetivos estipulados foram alcançados, abrindo assim margens para uma discussão em torno de possíveis adaptações para a obtenção de maior abrangência no processo de ensino aprendizagem.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A Origem Da Ginástica Desde a chamada “Idade da Pedra”, o ser humano já exercitava o corpo naturalmente, devido às necessidades básicas existentes na época, tal como caçar para obter alimento, competir entre si, nadar, subir em árvores e até mesmo dançar para os deuses em agradecimento ou em rituais místicos. Mas foi na antiguidade que a Ginástica começou a tomar uma forma mais racional. Na Grécia, saltimbancos e acrobatas com suas expressões e esforços corporais começavam a