UMA BREVE ANÁLISE DAS NORMAS APLICÁVEIS A NAVIOS E FLUTUANTES
Gerlanio Duarte Silva
Kevin Grazioti Chieppe
Vinicios P. Amorim
Faculdade de Aracruz – FAACZ
Departamento de Engenharia Mecânica - Introdução à Engenharia Naval
25/05/12
RESUMO
Esse artigo mostrará uma breve análise das normas que devem ser levadas em consideração no âmbito marítimo para navios e flutuantes. Dentre todas as normas destacaremos as principais, as quais abrangem as normas da área de segurança relacionada a parte de tripulação, transporte de cargas, embarcações e plataformas empregadas na prospecção e extração de petróleo e minerais, bem como nas áreas de vistoria e certificação e na setor de instruções treinamento e manutenção. O artigo mostrará uma visão simplificada das normas necessárias para que se faça uma viagem com menos riscos de acidentes, preservando o meio ambiente e a integridade da tripulação.
Palavras-chave: Normas; Segurança; Obrigatoriedades.
1 INTRODUÇÃO
Para que se faça uma viagem segura, a Marinha do Brasil junto com a Diretoria dos Portos e Costas desenvolveram a norma regulamentadora NORMA-01/PDC, que é a norma para embarcações empregadas em navegação em mar aberto.
Nosso trabalho mostrará uma visão detalhada das principais normas que regem o mercado marítimo.
Após a análise deste artigo, poderá se ter uma noção de quão rígida e exigente é essa norma, mostrando a responsabilidade das embarcações para que não haja nenhum impacto ambiental tampouco impacto sobre a tripulação.
2 ESTABELECIMENTO DAS TRIPULAÇÕES DE SEGURANÇA DAS EMBARCAÇÕES
2.1 Aplicação
No mundo das embarcações ou plataformas, existem normas relacionadas às tripulações. De acordo com as normas da marinha, toda embarcação ou plataforma deve ter um número mínimo de tripulantes para que se haja uma operação segura. Essa tripulação mínima é denominada tripulação de segurança. Lembrando que a tripulação de segurança difere da lotação, que é o numero máximo de