sistematiza o dos componentes curriculares da ginastica
Nesta fase foi sugerida a aplicação dos jogos infantis de forma lúdica. O motivo desta sugestão é porque esta é uma fase em que a esta acontecendo à construção dos movimentos fundamentais, e os exercícios propostos proporcionam uma maior vivencia e variações de habilidades básicas da criança, e com isso os alunos tendem a tomar consciência do próprio corpo e de seus movimentos.
2º ao 4º ano;
CONTEUDOS BASICOS
ABORDAGEM TEORICO-PRATICA
ATIVIDADES
Ginástica formativa; Ginástica rítmica;
Exercícios que desenvolvam habilidades físicas naturais e introdução a movimentos gimnicos da ginástica rítmica.
Exercícios lúdicos que desenvolvam força, resistência, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio e ritmo (Soldadinho de chumbo, passeio de gato, coelhinho sentado de pernas cruzadas, quatro apoios do gato, pega-pega, etc.). Movimentos básicos da ginástica rítmica (Rolamento, saltos, equilíbrios, formas de andar).
Nesse período foi sugerida uma sistematização que ainda trabalha-se as habilidades básicas dos alunos, alem de fazer isso de forma lúdica, pois na idade em que eles se encontram o desenvolvimento dos mesmos ainda não esta completo. Com isso sugerimos brincadeiras que desenvolvam a força, a flexibilidade, a velocidade, a coordenação, o equilíbrio e o ritmo, alem de introduzirmos alguns movimentos básicos da ginástica rítmica (rolamento, saltos, equilíbrios e formas de andar) para que as crianças possam vivenciar os mesmos, de formas intensificadas e ampliadas, para que haja uma solida fundamentação dos movimentos, de forma que no futuro não tenham dificuldades em executa-los.
5º ao 7º ano;
CONTEUDOS BASICOS
ABORDAGEM TEORICO-PRATICA
ATIVIDADES
Ginástica Rítmica; Ginástica Circense.
Apresentação dos processos históricos da ginástica e suas diferentes manifestações e estudo da cultura circense. Construção de materiais alternativos que compõem a ginástica rítmica (corda, arco, maças, bola, fita) e a circense (corda bamba,