Resenha O Processo – Franz Kafka
Faculdade AVEC de Vilhena
2º Período “A”
Resenha
O Processo – Franz Kafka
Sociologia jurídica
Rodrigo Correa Alves
Cristian Queiroz de Souza
Vilhena 2014
Escrito pelo checo Franz Kafka, O Processo é um romance que conta a história de Josef K., personagem que acorda certa manhã e é preso, sujeito a longo e incompreensível processo por um crime não revelado. Este livro possui uma crítica ferrenha ao sistema judiciário. Franz Kafka ao discorrê-lo vivia em países onde os meios eram altamente autoritários e além disso sofriam com a Primeira Guerra Mundial.
Josef K. é um importante e famoso funcionário de um grande banco, seu cargo possibilita certa postura destemida em frente ao julgado e aos agentes. Mesmo assim ao passar da história o poder acaba inibindo qualquer ação indesejada pelo tribunal.
O livro começa com os agentes do poder judiciário literalmente invadindo seu quarto, dispensando qualquer identificação ou explicação da ação deles. Estes o interrogam e vasculham o mesmo, a corrupção envolvida começa quando ao notarem camisas que servirão como suposta propina.
Estes agentes mesmos, talvez em um ato de consolo, revelam que mal eles conheciam o caso de K. e que estes apenas cumprem ordens. Estes dão voz de prisão a K. e o deixam em liberdade, possivelmente até terminar o processo. Após encontrar três de seus colegas de trabalho que foram levados pelos agentes, K. retorna ao serviço e após expediente procura ajuda com uma visinha de sua pensão, ela funcionária de um escritório de advocacia promete ajudá-lo na medida do possível. O ocorrido é tido como algo incompreensível pois K. cumpre com seu papel a ser seguido pela sociedade.
No primeiro interrogatório K., desconhecendo o local e o horário, é alertado sobre seu atraso e indignado com o caso acaba fazendo um discurso hostil e agressivo, deixando os outros componentes do tribunal chocados,