morfologia vegetal
10)
Com anotações da explicação da Renata, tenho o seguinte com relação a questão 08: A folha responde muito rapidamente aos estímulos ambientais. Quando os estômatos recebem as trocas gasosas, os poluentes entram degradando as células (o estômato morre). Têm a questão da diminuição dos estômatos para evitar a perda de água (para plantas de ambientes secos-um exemplo de reação a estímulo do ambiente). No caso em questão, os estômatos se encontram maiores para fazer um melhor aproveitamento (funcional) dessa troca gasosa, devido a poluição.
33 a) uma planta mesofitica apresenta características como estômatos superficiais e com poucos pelos.
B) através da presença de estômatos nas duas faces da folha permite concluir que o poejo cresce em um ambiente com alto teor de umidade, pois se não perderia muita água na hora de realizar a transpiração.
34) A epiderme dorsal diferenciasse da epiderme ventral pelo menor tamanho de suas células pela maior densidade de pelos e estômatos e pela distribuição dos pelos. Essas características contribui para adaptação da planta pois como ela se encontra em um ambiente úmido não há uma grande preocupação com a perda de água através da transpiração permitindo que tenha mais estômatos aumentando as trocas gasosas.
27 – O limbo é caracterizado por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2 (para a fotossíntese). E a função do tecido esclerenquimático é a sustentação da planta, esta consiste na presença de paredes secundárias espessas na maioria das vezes lignificadas, que fazem com que estas células confiram rigidez e sustentação em regiões onde a planta cessou o crescimento primário (alongamento). Embora as células do esclerênquima possam se desenvolver em qualquer parte do corpo primário ou secundário da célula, isso não significa que elas estejam relacionadas com a economia de água.
28 – Os tipos de estômatos presentes na B.curvula são: