Morfologia vegetal
Morfologia externa e interna da raiz e do caule PROFª SANDRA BIANCHI
INTRODUÇÃO
• Dois dos processos mais interessantes e complexos que ocorrem durante o ciclo de vida das plantas produtoras de sementes são o da fecundação e a posterior formação do embrião (embriogênese), que se inicia com a polinização. • Após a formação do embrião a partir do zigoto, ele se desenvolve e ocorre a formação da semente. • A semente, após maturação e secagem, poderá ser disseminada e, quando as condições internas e externas forem favoráveis irá germinar e dar origem a uma nova planta.
GERMINAÇÃO COMPLETA
Durante todos estes processos, desde a formação do zigoto até o estabelecimento da plântula, ocorrem: • Divisão celular; • aumento de tamanho das células; • aparecimento de células com características fisiológicas diferentes das células mãe; e • aparecimento de novos tecidos e órgãos.
Ao conjunto dessas mudanças dá-se o nome de
DESENVOLVIMENTO.
A embriogênese também estabelece os meristemas primários. Eles são estabelecidos durante a embriogênese, mas tornam-se ativos somente após a germinação, formando os órgãos e tecidos adultos. O crescimento das plantas é concentrado em regiões de divisão celular denominados de meristemas (célula tronco).
Meristemas primários - são formados durante a embriogênese: Meristema apical da raiz - crescimento em extensão (crescimento primário).
Meristema apical do caule - crescimento em extensão (crescimento primário).
Meristema apical de raiz de Triticum sp.
Meristema Apical de caule de Coleus sp.
Allium sp. Detalhe do meristema apical de raiz.
Meristemas secundários - são formados após a germinação:
Câmbio vascular (meristema lateral) crescimento em diâmetro (crescimento secundário);
Felogênio (meristema lateral) – crescimento em diâmetro (crescimento secundário). Camada intermediária da Periderme.
RAIZ
A raiz é o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para a