Morfologia Vegetal
Morfologia Vegetal
Raiz
• Raiz: Órgão Vegetal responsável pela fixação (sustentação) da planta e pala absorção da seiva bruto (água mais nutrientes minerais.
• Genericamente, podem ser de dois tipos: fasciculadas
(monocotiledôneas) e pivotantes ou axiais(dicotiledôneas)
Nas dicotiledôneas apresentam regiões com funções específicas:
• A) Coifa: Na ponta da raiz, tecido que protege o meristema da raiz
(tecido embrionário de crescimento).
• B) Região ou Zona Lisa: onde se nota o crescimento da raiz.
• C) Região ou Zona Pilífera (pilosa): onde se encontram os pelos absorventes, região de maior absorção de água.
• D) Região ou Zona de ramificação: de onde surgem as raízes laterais ou secundárias
• Colo: transição entre o
• Caule e a raiz
• A) Coifa com meristema apical da raiz (tecido meristemático de crescimento da raiz): Fundamental para evitar lesões ao meristema quando este penetra no solo
• B) Zona de crescimento: Resultado da multiplicação e diferenciação da células do meristema.
• C) Zona PiIlífera: Os pelos absorventes surgem a partir da epiderme da raiz aumentam a área de absorção de água e nutrientes: • D) Zona de Ramificação ou suberosa : fixa o vegetal ao solo:
Tipos de Raízes:
1) Subterrâneas ou terrestres:
• a) pivotantes ou axiais (eixo central) das dicotiledôneas: apresentam crescimento secundário (raízes que crescem lateralmente perpendiculares ao eixo central)
• b) fasciculadas: (sem eixo central) Todas crescem a partir de um ponto do caule, sem crescimento lateral.
• c) Tuberosas: quando armazenarem reservas de nutrientes
(principalmente amido). Podem ocorrer tanto em axiais como em fasciculadas. • 2) Raízes Aéreas:
• a) Suportes ou escoras: Raízes que partem do caule acima do colo, em direção ao solo e ajudam a aumentar a fixação do vegetal. Ex. milho e plantas de maguezais:
• b) Raiz Cintura: Raízes que crescem enroladas em um suporte como caules de outra planta. Apresentam uma casca especial chamada