Gestão participativa
Podemos entender como conceito de Gestão Participativa uma ideia de participação, ou seja, um conjunto que está ligado a princípios que permite que os colaboradores se envolvam regularmente no processo de tomada de decisão dentro da administração organizacional, no qual é apresentado melhorias, e também contribuir no aumento da competitividade das companhias.
Este envolvimento vai atribuir ao colaborador poder acrescido que será designada através do desenvolvimento do processo decisório onde irá atribuir autonomia e responsabilidade na participação, com isso irá colaborar de forma significativa com suas habilidades e conhecimentos na definição de metas e objetivos que as empresas almejam alcançar, como também na resolução de possíveis problemas que toda a organização em si enfrenta.
Esse modelo de gestão participativa só tem a possibilidade de sucesso se em seu processo de liderança tenha como base confiança entre superiores e subordinados; no qual levará os colaboradores se sentirem motivados, pois a motivação é a base que serve de estimulo para as pessoas; assim os colaboradores poderão ter livre interação influenciar os objetivos da organização.
Uma organização que proporciona um ambiente participativo, no qual cria e tem tendência inovadora em suas atividades, com certeza terá como conseqüência a produtividade e melhores resultados. Levando a organização e colaboradores chegarem a metas e objetivos estabelecidos, onde todos saem ganhando.
MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA
Embora seja um modelo de gestão nova, a filosofia adotada é a da gestão participativa descentralizada e totalmente focada em resultados. Por meio deste modelo controla-se a eficiência de resultados e processos, além de incentivar colaboradores a participar no processo de decisão.
A prática destes valores no cotidiano da empresa irá surtir um comprometimento mais profundo onde abrirá espaço para a manifestação da criatividade