Gestão Operacional
Gestão Operacional
Aluna: Michele Yabuki das Dores
Tutora: Raquel Ottani
Profa. Dra. Fabiane Letícia Lizarelli
1 - As organizações se tornam sistemas de informação quando seus componentes se inter-relacionam trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações. Ele é considerado eficaz quando contribui para o processo decisório auxiliando na tomada de decisões. Esses componentes também se referem a pessoas e não somente a informações, sendo assim cada componente que constitui uma organização também pode ser considerado um Subsistema de Informação.
2 - Na Educação Infantil geramos indicadores de avaliação do desenvolvimento das crianças através da observação durante brincadeiras e realização de atividades cotidianas. Na Educação temos exemplos famosos de indicadores para a avaliação escolar como, por exemplo, o ENEM e a Provinha Brasil que são avaliações que geram informações para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Já observando a postagem das colegas Luciana e Maria Fernanda venho concordar com elas, infelizmente esse questionário poderia ser melhor utilizado pelos gestores, como por exemplo, para oferecer qualificação para os servidores.
O sistema utilizado na Universidade em que a colega Marilda trabalha facilita e parece que agiliza também o processo de compra de materiais e o pagamento das mesmas, mas não ficou claro como esse sistema gera informações para avaliação.
Acredito que a colega Natalia trabalhe em uma instituição de ensino da rede particular, pois ela cita indicadores financeiros para avaliação de desempenho de seu departamento com as disciplinas oferecidas.
3-Para que os Sistemas de Informação se tornem efetivos é preciso que na etapa de Planejamento do PEAC já sejam traçados os perfis e quais produtos seriam necessários para atender o comportamento informacional dos gestores, traçando assim um perfil básico de usuário e de suas necessidades de informação,