Gestão Estratégica de Talentos
GESTÃO ESTRATÉGICA DE TALENTOS
RECIFE 2012
1. INTRODUÇÃO
A busca por profissionais de talento tem sido uma constante na rotina das organizações, afinal no mundo corporativo já existe a consciência de que o diferencial do negócio está no potencial humano. Mas, como é possível reter um profissional de talento? O que o faz permanecer no quadro de uma organização e ter comprometimento com o negócio?
Conseguir motivar e reter os talentos necessários para gerenciar um departamento ou uma empresa, é o diferencial, e a arma necessária que um gestor precisa no intuito de obter vantagens competitivas para a empresa. Atrair e desenvolver pessoas talentosas, e capazes de ajudar a ampliar os negócios da organização, tem sido uma difícil tarefa para as organizações dos nossos dias.
Para puder reter o máximo de seus talentos, e alcançar os talentos externos para suas empresas, a forma tradicional de recrutamento está sendo deixada de lado, no intuito de alcançar a solução ideal para seus problemas nas pessoas. É cada vez mais necessário aprender a cultivar talentos, desde o interior das organizações, de forma a garantir que existem nas empresas as pessoas certas para as funções certas. De um modo sumário, é necessário criar e implementar uma estratégia de gestão de talentos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O Valor dos Talentos para a Empresa
Talento vem do grego talentus que é uma antiga moeda grega. No dicionário Aurélio, talento significa "aptidão natural, ou habilidade adquirida; inteligência excepcional". Para Buckingham & Coffman, talento é "um padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva". O conceito de talento que utilizamos para a Gestão Estratégica de Pessoas é todo profissional que é capaz de contribuir significativamente para a organização, manifestando suas