Conjuntura socio economica
O actual ambiente dinâmico em que actuam as organizações coloca desafios poderosos que obriga à construção de configurações organizacionais funcionalmente maleáveis e integradas.
Assim, torna-se imprescindível uma gestão estratégica dos recursos humanos, o que significa uma parceria e uma proximidade dos gestores de recursos humanos em relação aos seus gestores de topo na condução do negócio da organização, estabelecendo e gerindo a relação entre os colaboradores e articulando de forma estreita a estratégia económica e a GRH.
Por seu lado, tendo em conta uma época marcada pela incerteza e pela mudança organizacional, os contratos psicológicos tornam-se menos claros e definitivos, o que obriga as organizações a gerir os seus RH de forma a não só atrair e reter o talento, mas também apostar no desenvolvimento das suas competências, criando organizações emocionais e moralmente inteligentes.
A GERH procura adequar os talentos humanos para a consecução dos resultados significativos da organização.
Uma intervenção estratégica nos RH envolve os seguintes aspectos:
• Cultura e clima Organizacional;
• Desenvolvimento Organizacional;
• Gestão da Mudança;
• Treino e Desenvolvimento de Competências;
A GERH contribui para identificar o ESTADO ACTUAL e o ESTADO DESEJADO da organização. Possibilita, através de suas intervenções, a criação de um desenvolvimento organizacional direccionado à visão de futuro.
Assim, o foco da Gestão Estratégica de RH é contribuir para que a empresa se torne cada vez mais competitiva.
Conjuntura socio-economica
O actual ambiente dinâmico em que actuam as organizações coloca desafios poderosos que obriga à construção de configurações organizacionais funcionalmente maleáveis e integradas.
Assim, torna-se imprescindível uma gestão estratégica dos recursos humanos, o que significa uma parceria e uma proximidade dos gestores de recursos humanos em relação aos seus gestores de topo na condução do negócio da