Gestao de talentos e mapeamento de competencias
Produção de Conhecimento.
Unidades Curriculares: - Remuneração Estratégica e Desenvolvimento de Carreira.
Professora: Ana Luiza Assunção.
- Gestão de Talentos e Mapeamento de Competências:
Professora: Elizabeth Sinnott
Coordenação: Professora Maria Thereza Bond.
Introdução:
O contexto atual é resultado da aceleração das várias mudanças que vivenciamos em todas as áreas de nossa vida. E acompanhar a evolução dos fatos se torna uma tarefa difícil, já que o todo continua em mutação e com velocidade sempre maior. Isso é resultado de uma globalização ainda em processo de formação.
A história vive um momento de transição que exige quase um despir-se dos paradigmas assumidos, para adequar-se aos novos que ainda estão em processo de construção. Essa realidade gera um quadro de conflito e contraditório causando resistência, confusão e insegurança, pois rejeita o mecanicismo e nos incita a reconstruir nossos conceitos com relação à humanização. A área administrativa também sofre as influências das inovações e já é possível conceber o trabalho em sua dimensão social e psicológica inversamente ao que era concebido, ou seja, trocar capacidade por dinheiro. O trabalho na dimensão social é visto como um instrumento de afirmação e ajustamento, e na dimensão psicológica é visto como um instrumento que permite desenvolver o potencial e a realização pessoal.
Neste novo cenário o foco, com relação ao diferencial competitivo, muda para a valorização do colaborador visando sua capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados, ou seja, o ser humano é o ativo mais importante da empresa. Apostar nas pessoas é o meio de se manter nos negócios, por isso é preciso que a empresa permita autonomia de pensamento e de criatividade provocando o funcionário a desenvolver todo o seu potencial para que esse se revele em talento. As novas maneiras de conceber o contexto organizacional gerou a