Uma análise sobre a gestão de pessoas por competências: o mapeamento de competências e a criação de um banco de talentos
Francisco Leno Alves Sales* RESUMO
O presente artigo visa à introdução ao tema de Gestão de Pessoas por Competência, e a criação de um Banco de Talentos, contextualizando o cenário a que se aplica esse tipo de gestão. Gestão por Competências é uma ferramenta que identifica nas organizações, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional e também as lacunas de qualificação do funcionário para tarefas específicas, além de fornecer recursos para aperfeiçoar suas capacidades. O resultado é um quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos. Trata-se de um modelo complexo, inovador, baseado em novas concepções a respeito do modo de gerir pessoas. Discuti-se ainda os fundamentos teóricos que embasam e determinam esse modelo, bem como os processos que determinam, estruturam e asseguram o melhor resultado competitivo para a organização.
Palavras-chave: Gestão de pessoas por competências, Mapeamento de Competências, Criação de Banco de Talentos.
1. INTRODUÇÃO
De todas as tarefas dirigir o comportamento humano é a mais importante já que tudo o mais depende dele e da forma como desempenhar suas atividades. (Rensis Likert, 1975)
Entendemos que a Gestão de Pessoas por Competência é um tema relativamente novo no Brasil onde a predominância é de organizações que adotam o sistema burocrático. Mas competência é uma idéia antiga, reconceituada e revalorizada no presente como resultante de movimentos econômicos e culturais.
Organização e servidor, lado a lado, propiciam um processo contínuo de troca de competências. A organização transfere seu patrimônio para os servidores, preparando-os para enfrentar novas situações profissionais, dentro ou fora da organização. Os servidores, por sua vez, transfere para a organização seu aprendizado, dando-lhe condições para enfrentar novos desafios.
A gestão de