GESTAO POR COMPETENCIA
Muitas empresas começam a implantar a Gestão por Competências, levando em consideração o fator humano, que é um diferencial importante nas organizações, o modelo de gestão por competências é uma ferramenta muito importante, pois possibilita identificar conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas por cada indivíduo da organização, bem como a oportunidade de definir as competências organizacionais e essenciais da empresa.
De acordo com Carbone (2005) várias empresas têm adotado esse modelo de gestão, com o objetivo de orientar esforços para planejar, aprender, desenvolver e avaliar, em áreas como, organizacional, individual e gerencial.
As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões, e para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, de esforço e de conflito.
2 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas praticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos seus produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como cria-los, desenvolve-los, produzi-los e melhora-los. Em vez de investir diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e os encanta-los.
Pois o que observamos e que as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade, ou seja, cada uma das partes depende da outra, uma relação de mutua dependência na qual há benefícios recíprocos.
As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões, e para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas