Gestão de pessoas
TEMA: Gestão por Competências
OBJETIVO
Os objetivos da Gestão de Competências vão desde o aumento dos lucros e dos resultados da empresa, a diminuição dos custos operacionais e o desenvolvimento de uma gestão mais profissionalizada, até o aumento da sintonia da equipe com a empresa e a criação de um ambiente de aprendizagem permanente, de incentivo ao desempenho, à motivação e ao engajamento produtivo.
JUSTIFICATIVA
A Gestão por competência aplicadas nas empresas serve para reter principalmente talentos, pois se trata de uma forma de gestão bastante atrativa e justa.
Também podemos focar a importância para motivação e clareza de maneira sólida e com certeza há durabilidade de empresa será maior com esse tipo de gestão.
INTRODUÇÃO
A Gestão de Competências se baseia em três pilares básicos: atração, manutenção e aperfeiçoamento constante dos profissionais.
Em meio aos modismos que, de tempos em tempos, tomam conta do ambiente corporativo, uma idéia vem ganhando força como tendência ao longo dos últimos anos, firmando-se como princípio indispensável às empresas que buscam desenvolver ou aperfeiçoar sua competitividade. Mais do que produtos, processos ou estratégias, são as pessoas as verdadeiras responsáveis pelos resultados nas organizações. Apenas profissionais competentes e devidamente motivados são capazes de fazer a diferença, colocando em prática projetos e idéias que impulsionem a competitividade nas empresas em que trabalham, entendendo-se essa competitividade como a "capacidade de chegar ao futuro entre os primeiros", na expressão de Hamel & Prahalad em Competindo pelo Futuro (editora Campus).
Peter Drucker diz que "Há apenas uma definição satisfatória de administração, quer falemos de uma empresa, de uma agência pública ou de uma organização sem fins lucrativos: tornar os recursos humanos produtivos.
DESENVOLVIMENTO
A Gestão de Competências envolve ações que englobam desde a seleção até o treinamento, a remuneração