Terra planaje e construçao civil
1019 palavras
5 páginas
Terraplenagem e Construção CivilMantenha-se atualizado sobre o mercado de terraplenagem e construção civil
Execução de obras de contenção
As obras de contenção constituem estruturas de reforço aplicadas em taludes de corte ou de aterro, por meio de execução de diferentes obras de engenharia, dependendo das condições de cada local, com a finalidade de aumentar o coeficiente de segurança e, portanto, a estabilidade do talude. A indicação das contenções necessárias dependerá do entendimento dos processos ocorrentes e suas alterações, de acordo com o tipo de projeto escolhido.
Não raro, as obras de contenção necessárias, no âmbito de cada lote, são muitas vezes preteridas, devido o seu elevado custo, ou são inadequadamente construídas, pela indisponibilidade do conhecimento técnico necessário ou pela simples falta de recursos.
Incluem-se também, além das estruturas na forma de muros, mais conhecidas como obras de contenção, as obras de drenagem destinadas a coletar, retirar e reconduzir a água de percolação de um maciço, estrutura ou escavação, como forma complementar de estabilização de talude ou das obras.
Também faz parte das obras de contenção a proteção superficial, que se constitui no conjunto de cuidados dispensados à superfície do terreno para sua manutenção ou preservação em defesa de ações externas (principalmente águas pluviais, que resultam no desenvolvimento de processos erosivos), ou mesmo de fenômenos intrínsecos ao seu material constituinte (composição e forma do talude, que resultam no desenvolvimento de processos de escorregamento; presença de argila expansiva, que induz a desagregação superficial da rocha/solo; fluxo de água subterrânea, provocando erosão interna ou piping, dentre outros).
Além de uma série de revestimentos utilizados usualmente para a proteção superficial, esta pode ser implementada por meio de plantio de gramíneas, podendo esse plantio ser realizado por revestimento em placas ou hidrossemeadura (lançamento de mistura