Desafio
Professor: Carlos Legal
Gestão do Conhecimento Aula 3 – Balanced Scorecard e Gestão do Capital Intelectual
Professor: Carlos Legal
Agenda
Introdução ao Balanced Scorecard. BSC para a gestão do desempenho profissional. Análise e perspectivas do BSC com foco em aprendizagem e conhecimento. Definição de indicadores. Qualificação e quantificação dos resultados. Impactos na produção e produtividade. Conclusões.
Era da Informação
“As empresas não conseguem mais obter vantagens competitivas sustentáveis apenas com a rápida alocação de novas tecnologias e ativos físicos, e com a excelência da gestão eficaz dos ativos e passivos financeiros.”
Kaplan e Norton (1997).
Era da Informação
Consequências da competição. Necessidade de revisão de premissas da concorrência. Exigência por novas capacidades de competitividade. Capacidade de mobilização e exploração dos ativos intangíveis ou invisíveis.
Era da Informação: premissas
Processos interfuncionais. Ligação com clientes e fornecedores. Segmentação de clientes. Escala global. Inovação e trabalhadores do conhecimento.
Processos Interfuncionais
Diferentemente do passado, as empresas precisam operar com processos de negócios integrados que contemplem funções tradicionais combinadas com benefícios da especialização funcional com agilidade, eficiência e qualidade.
Processos Interfuncionais
As empresas da era da informação devem aprender a oferecer produtos e serviços customizados aos seus diversos segmentos de clientes, sem serem penalizadas nos custos por operações de alta variedade e baixo volume. A globalização fez com que as fronteiras nacionais deixassem de ser um obstáculo à concorrência das empresas estrangeiras mais eficientes e ágeis.
Ligação com Clientes e Fornecedores
Necessidade de tecnologias da informação na integração dos processos de suprimentos, produção e entrega para melhorias de custo, qualidade e tempo de resposta.
Segmentação de Clientes
Oferta de produtos e