Livro RH TJ Volume 4 Artigo 9
Marlow Forte de Souza
Marcos Baptista Lopez Dalmau
1 Introdução
Em um mundo caracterizado pela velocidade, nas transformações culturais, políticas e sociais, constantes mudanças também ocorrem no ambiente das organizações e na maneira como elas funcionam, nos papéis desempenhados pelos funcionários e nas sociedades em que vivem. Em uma conjuntura em que a tecnologia é altamente disponibilizada, transformando dados em informação pronta a ser utilizada na tomada de decisão, a gestão de pessoas, de forma estratégica, representa uma oportunidade fundamental no desenvolvimento de competências organizacionais que visem ao atendimento das diferentes exigências da sociedade e dos públicos onde a organização está inserida.
Nesse contexto, a gestão por competências torna-se fator decisivo para a alocação das pessoas nos setores certos. O tema ainda é considerado novo, mas é um mecanismo elementar ao bom funcionamento da organização e corresponde a uma necessidade básica, pois sendo um referencial para os indivíduos que a compõem, promove a melhoria das estruturas e a dinamização dos resultados, tornando-se cada vez mais um recurso de interferência sobre o cenário em que atua.
Estudos Especializados sobre a Gestão do Judiciário Catarinense – Volume 4
195
Banco de talentos como ferramenta de apoio, à gestão estratégica de pessoas: um estudo de caso no
Tribunal de Justiça Catarinense
Os avanços tecnológicos e a globalização vêm exigindo cada vez mais novas respostas das instituições públicas, no que se refere à melhoria dos serviços prestados para a sociedade.
O ambiente atual contém necessidades que o ambiente burocrático de organização já não atende inteiramente. O modelo organizacional em que o Tribunal de Justiça se constituiu, foi estabelecido num ritmo mais lento, onde o trabalho era muito mais braçal do que intelectual; e somente as