Gestão Empowement
Gestão de Pessoas
SP/10/2013 Definição
O termo empowerment em português estaria próximo ao "empoderamento". Contudo outras traduções já lhe foram atribuídas: delegação de poder, concessão de poder, potencialização ou energização de pessoas.
O empowerment e o processo pelo qual os gerentes ajudam outros a adquirir e usar poder necessário para tomar decisões que afetam a si mesmos e ao seu ambiente de trabalho. Em vez de considerar o poder algo que só deve ser mantido nos níveis mais altos das organizações tradicionais em "pirâmide", esse ponto de vista considera o poder como algo que pode ser compartilhado por todos que trabalham em estruturas mais planas e colegiadas.
Como Surgiu
O conceito foi inicialmente utilizado pela Professora da Harvard Business School, Rosabeth Moss Kanter em 1989. Ela sugeria que as empresas que dessem mais poder e autonomia aos seus trabalhadores, especialmente àqueles da "linha de frente" se tornariam mais fortes competidoras a longo prazo. Desde então, as idéias precursoras de Kanter viraram uma ferramenta competitiva para as organizações.
Apesar de sua recente nomenclatura, o empowerment não é uma idéia nova na Administração. Alfred Sloan preparou seu "estudo organizacional" (Organizational Study) em 1919, desenvolveu os conceitos de descentralização e delegação de autoridade, que se tornariam a marca da estrutura da GM. Suas idéias foram postas em práticas em 1923 quando foi nomeado presidente da GM. Ele achava que os executivos do nível corporativo (ponta da pirâmide) não deveriam se ocupar de detalhes de cada centro, mas concentrar-se no exame dos resultados
Na década de 50, quando surgiram as primeiras teorias motivacionais, defendia Douglas McGregor na sua moderna e democrática Teoria Y: "A habilidade de tomar decisões inovadoras está amplamente dispersada por toda a população e não é necessariamente de