Processos gerenciais
Após o Planejamento e Organização dentro do Processo Administrativo, a terceira função é a Direção. Uma vez o planejamento e estabelecido e organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção, acionar, dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. A direção é a função administrativa que se refere ás relações interpessoal dos administradores com os seus subordinados. A comunicação, estilo de liderança, e a estratégia empresarial são assuntos ligados a direção e constitui tema dos mais complexos. A função administrativa envolve: orientações, assistência, execução enfim todos os processos estão ligados as expectativas da empresa.
Existem dois Estilos de Direção com ponto de vista diferente. A teoria X ( tradicional) e a Teoria Y (moderna). Os estilos dependem das suposições que os administradores têm a respeito do comportamento humano, dentro da empresa. Mc Gregor distingue duas concepções oposta de estilos de direção baseada em concepções antagônicas acerca da natureza humana.
-Teoria X: -O homem é indolente e preguiçoso por natureza, evita o trabalho ou trabalha o mínimo possível em função do salário. - Falta ambição, não assume responsabilidade. -Grande resistência a mudanças.
- Prefere ser dirigido ser controlado.
- Teoria Y:
-O trabalho é uma atividade natural.
-As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
-São esforçadas e gostam de ter o que fazer.
-São criativas e competentes.
Sistema Administrativo
Depende de diferentes condições da empresa, não existem normas específicas de administração. Likert aponta quatro sistemas:
SISTEMA 1: Autoritário-coercitivo
1.a- Processo decisório; totalmente centralizado na cúpula da empresa.
1.b-Sistema de comunicação; verticais e no sentido descendente.
1.c- Relacionamento interpessoal; considerada prejudicial para o desenvolvimento do trabalho.
1.d- sistema de recompensas e punições; raras recompensas e medidas de punições causando temor e