administração participativa
A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações. ... Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Exemplo de administração participativa
Empresas de Sucesso que Aplicam a Gestão Participativa
Muitas organizações conseguiram chegar ao topo, através da participação e valorização do patrimônio inestimável de suas organizações, o capital intelectual de seus clientes internos.
Na Herman Miller, indústria de móveis de estilo, já foi percebido que o segredo do sucesso esta na mente de cada funcionário Schermerhorn (2007, p. 03) diz:: "nossos maiores ativos como empresa são os dons, talentos e habilidades de nossos colaboradores - proprietários...". A diretoria da Xerox quando percebeu que para continuar no mercado teria que mudar sua forma de trabalhar, logo colocou alguém que tivesse visão inovadora, com respeito aos colaboradores. A escolhida para o cargo foi Anne Mulcahy, que teve como primeira medida visitar os colaboradores em todo o