Administração Participativa
Eliane de Almeida Oliveira
Pablo Rodrigo Bes Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (ADG 0257) – Contabilidade Básica
05/06/14
RESUMO
Uma das ideias mais antigas de administração é a administração participativa. Ela surgiu na Grécia, há mais de 2000 anos, apesar disso, é uma ideia moderna que integra as práticas mais avançadas, sendo considerada um dos novos paradigmas da administração. Este tipo de administração consiste na participação dos colaboradores, gerando um aumento significativo na qualidade das decisões, visível melhoria do clima organizacional e desenvolvimento de todo o potencial dos funcionários. É de grande importância para o desenvolvimento e crescimento da empresa a participação dos colaboradores nas decisões, os mesmos se sentem motivados, tendo maior comprometimento nos processos.
Palavras-chaves: Administração Participativa, Qualidade, Motivação.
1. INTRODUÇÃO
A gestão participativa corresponde a um conjunto de princípios e processos que defendem e permitem o desenvolvimento significativo dos trabalhadores na definição de objetivos e metas, a redução de problemas no processo de tomada de decisão, o acesso à informação e o controle da execução.
O processo de administração permite prever a possibilidade de uso em dimensões mais ampliadas, onde o sistema participativo poderá atingir todos os setores da empresa. Também organiza as pessoas para atingir metas em comum, trazendo resultados altamente positivos para empresa, assegurando permanente êxito, porque cria uma cultura grupal. O nível de compromisso dos operadores também melhora uma vez que passam a ser parte da solução e investigação das causas muitas vezes conhecidas somente por eles.
A finalidade da administração participativa é oferecer mecanismo de interação entre todos da organização, podendo tornar-se a mais nova ferramenta na automação de definição quanto às metas a serem alcançadas.
O estudo