Geografia de Almada
Etimologicamente a palavra DEMOGRAFIA significa Demo- povo e Grafia- estudo, ou seja, Demografia é o estudo do povo/população. É uma área da ciência geográfica e estuda a dinâmica das populações – a sua composição, o seu movimento a sua evolução. Esta não é estática pois varia consoante a natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento.
A escolha deste tema deve-se à importância desta área de conhecimento na ciência económica e política. Sem a demografia, os governos (ao nível de cada país) e as Nações Unidas (à escala global) por exemplo, tinham dificuldade em gerir, providenciar e prever os recursos essenciais ao desenvolvimento e qualidade de vida das sociedades. Esta área torna-se assim essencial ao planeamento social, económico, cultural e político.
Alguns analistas afirmam que a demografia pode ter diferentes abordagens de acordo com utilidade que a ela se quer dar: A abordagem histórica que tem por objetivo estudar a evolução dos acontecimentos demográficos ao longo do tempo procurando as suas causas e tentando identificar as consequências.
A abordagem doutrinária que se faz a análise da teoria através dos estudos relativos à população.
A abordagem analítica, que pela sua precisão matemática é a mais importante tecnicamente, pois fornece dados indispensáveis ao estudo de determinados acontecimentos.
E, por fim, abordagem política, que com base em todas as outras abordagens, procura formular políticas demográficas adequadas ao bem-estar da sociedade.
Neste trabalho, tentaremos fazer uma abordagem mais analítica do tema em causa. Conhecer a Demografia de Almada nas suas diferentes e principais componentes – População, Educação, Emprego, Habitação, Conforto e Qualidade de Vida.
ALMADA – A sua história
Caracterizar o concelho de Almada em termos demográficos exige uma abordagem prévia à sua História e ao seu Enquadramento Geográfico. Desta forma fará mais sentido a análise desta temática determinante se