Cations e Íons
Um dos cátions mais comuns é o cátion sódio; este forma compostos iônicos (sais) quando combinado com ânions (íons de carga negativa).
Um tenso ativo catiônico é um agente tenso ativo, como um surfactante que possui um ou mais grupos funcionais que ionizados em solução aquosa produz íons orgânicos que possuam carga elétrica positiva (cátions), um grupo hidrofílico carregado positivamente ligado à cadeia graxa hidrofóbica, e sejam responsáveis pela modificação da tensão superficial. Um exemplo são os quaternários de amônio ,como o cloreto de cetiltrimetilamônio e os cloretos de dialquildimetilamônio.
Um polímero catiônico é aquele que devido à alta densidade de suas cargas positivas em sua cadeia, atrai e se liga à moléculas de predominantes cargas negativas.
Um corante catiônico é aquele cuja estrutura que produz a cor, a estrutura cromófora comporta-se como um cátion.
O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons; assim, o cátion e o ânion são considerados íons, nos quais os cátions, normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica, apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou mais elétrons (ionização), resultando, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons.
Os ânions, por sua vez, possuem carga negativa, pois recebem um ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons.
Isso ocorre porque segundo a “Teoria do Octeto”, os átomos possuem a tendência de se estabilizarem e ficarem neutros (mesma quantidade de prótons e nêutrons), ou seja, com oito elétrons