GESTÃO EM SAÚDE
Atualmente, tem se tornado comum a declaração de que a fase pré-analítica é responsável por cerca de 70% do total de erros ocorridos nos laboratórios clínicos que possuem um sistema de controle da qualidade bem estabelecido.Os erros laboratoriais já vêm sendo estudados há muitos anos.sabemos que as principais causas ocorrem nesta fase,sobre a qual os laboratórios detêm menor controle.Felizmente, o número de eventos adversos causados por erros laboratoriais é pequeno.Isto ocorre por conta de barreiras existentes(dentro e fora do laboratório) que permitem que o erro seja detectado antes de causar um dano.Ele não pode ,no entanto,ser subestimado,pois o laboratório não é um organismo isolado e tem um papel a cumprir na cadeia de assistência à saúde.
A fase pré-analítica inclui a indicação do exame, redação da solicitação, transmissão de eventuais instruções de preparo do paciente, avaliação do atendimento às condições prévias, procedimentos de coleta, acondicionamento, preservação e transporte da amostra biológica até o momento em que o exame seja, efetivamente, realizado.
As boas práticas e os requisitos de acreditação auxiliam muito na prevenção de erros. Atualmente já podemos observar padrões e requisitos relacionados a este tema nas normas mais utilizadas em acreditação de serviços de saúde.
2 OBJETIVOS
2.1Objetivo Geral
Analisar o processo da fase Pré-analítica em um Laboratório Clínico.
2.2Objetivos Específicos
Apresentar os fatores que interferem em possíveis erros na fase Pré-analítica.
Descrever o processo na fase Pré-Analítica.
Avaliar a forma correta para o atendimento de qualidade na fase Pré-analitica.
3 METODOLOGIA
Os fatores pré-analiticos são difíceis de monitorar e controlar porque grande parte deles pode ocorrer fora do laboratório. Considerando os fatores que podem afetar os resultados, o laboratório deve fornecer instruções escritas ao paciente sobre