Gestão de Saúde
Considerar os conceitos de gestão: conhecer, coordenar, planejar, executar, verificar e avaliar.
As funções de organização, planejamento, liderança, controle implícitas as funções do gestor.
Complexo da saúde – o que é o complexo saúde?
Por Complexo da Saúde, compreende-se um sistema que incorpora a indústria, a cadeia de distribuição e comércio, além de englobar a rede de prestação de serviços de atendimento hospitalar, ambulatorial, diagnóstica e terapêutica, como descreve a Figura 1. A nomenclatura “complexo” indica a intensa relação econômica entre várias indústrias (fornecedores, prestadores de serviços e consumidores) e que são ainda regulados por um ambiente institucional bastante específico.
De tal modo, sua classificação na literatura (Gadelha, 2003, dentre outros) é feita segundo a natureza de seus produtos em dois grandes blocos:
Indústria de base química e/ou biotecnológica: esse bloco é formado pelas indústrias farmacêuticas (química fina, fármacos e medicamentos); vacinas; hemoderivados; soros; reagentes de diagnóstico, dentre outros;
Indústria de equipamentos e materiais médicos: que inclui indústria de máquinas e equipamentos de uso médico-hospitalar; laboratorial; odontológico, além dos materiais de consumo.
As empresas não são formadas apenas pelo setor privado. Parte relevante da produção é feita por empresas públicas. O uso ou a indicação de seu consumo dos produtos é realizado, em sua maior parte, pela rede de atendimento de saúde (rede hospitalar, ambulatorial e de tratamento diagnóstico) ou diretamente pela rede de distribuição e comércio. Estes conjuntos constituem um mercado fortemente articulado que condiciona a dinâmica competitiva e tecnológica que permeia as indústrias da área.
O estado atual de saúde para ser modificado necessita de intervenção para se obter o estado de saúde desejado, necessitando dos serviços de saúde, dos recursos disponíveis e dos cuidados praticados por este serviço. Na