gestao em saude
Gestão das Políticas Públicas e
Privadas - Pacto pela Vida
SUMÁRIO
13.1 Saúde do Idoso
2
13.2 Controle do câncer de colo de útero e de mama
3
13.3 Redução da mortalidade infantil e materna
4
13.4 Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza
5
13.5 Promoção da saúde
5
13.6 Fortalecimento da atenção básica
5
13
|aula
Profª. Ms. Stael Nobile Diniz
13.1 Saúde do Idoso
A saúde do idoso apresentou um avanço desde a Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, decretada pelo Congresso
Nacional e sancionada pelo Presidente da Republica, esta Lei afirma ser direito do idoso a promoção da sua autonomia, a sua integração e a sua participação efetiva na sociedade¹.
Em relação à saúde, reformulou o atendimento a saúde do idoso, priorizando o atendimento ao mesmo no seu ambiente familiar em vez de instituições fechadas; garantindo a prestação de atendimento ao idoso, nos diversos níveis de atendimento do SUS; estabelecendo programas e medidas profiláticas para a prevenção, promoção, proteção e recuperação de sua saúde; normatizando e fiscalizando o funcionamento e serviços das instituições geriátricas e similares; realizando pesquisas sobre os aspectos epidemiológicos de algumas doenças do idoso para a prevenção, tratamento e reabilitação; instituindo serviços alternativos para o atendimento à saúde do idoso¹.
Segundo o Censo demográfico brasileiro de 2010, a população brasileira era de 190.755.799 habitantes, sendo 7,4% destes idosos².
Neste contexto, a saúde do idoso foi uma das seis primeiras prioridades pactuadas entre os gestores do SUS, visando melhorar a qualidade de vida dos brasileiros com idade igual ou maior que sessenta anos, pela promoção do envelhecimento ativo e saudável e atenção integral e integrada desses³. O pacto entre os gestores do SUS para a saúde do idoso previa: estímulo às ações