Gestão do conhecimento
Sumário
1. Sociedade do Conhecimento
2. Gestão do Conhecimento
2.1 Gestão das competências
2.2 Aprendizagem Organizacional
2.3 Educação Corporativa.
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever o que é a gestão do conhecimento, onde ela é utilizada, falar sobre os conceitos básicos e instrumentos para se garantir essa prática.
Introdução
Diante da grande quantidade de informações surgiu a necessidade de instrumentos para melhorar a eficiência e a filtragem de informações de caráter relevante para as organizações. Hoje na Sociedade do Conhecimento, ocorrem num ritmo muito acelerado varias mudanças e inovações tecnológicas, tornado necessário além dos fatores tradicionais de produção, é necessário identificar e administrar de forma inteligente o conhecimento das pessoas nas organizações.
Cada vez mais as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência, buscando dessa forma criar e estabilizar uma posição de vantagem competitiva. Quando uma organização cria ou adquire conhecimento sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe proporcionar uma vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especifico for o conhecimento em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico.
O conhecimento organizacional compõe um ativo invisível que é acumulado lentamente ao decorrer do tempo e, assim, se torna impossível de ser negociado ou facilmente imitado por concorrentes, uma vez que representa a base e os alicerces da história e da cultura da organização. Quanto mais especifico for esse conhecimento em relação à organização, mais ele se tornará seu ativo estratégico. O conhecimento é o