Declaração de Sundsvall
ARISLENE
FRANCISCA
LUZENI
VANESSA
DECLARAÇÃO DE SUNDSVALL
RIO VERDE, 2013.
DECLARAÇÃO DE SUNDSVALL
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Políticas da
Saúde, no Curso de Fisioterapia na Faculdade
Objetivo de Rio Verde - GO
Professora Yara.
RIO VERDE, 2013
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
DIFERENTES AÇÕES PARA ATINGIR AMBIENTES FAVORÁVEIS À SAÚDE 7
PROPOSTAS PARA AÇÃO 8
ISSO PODE SER FEITO: REFORÇO À AÇÃO SOCIAL 9
REFERÊNCIAS 13
RESUMO
Esta conferência de Promoção da Saúde e Ambientes Favoráveis à Saúde, apela às pessoas de todo o mundo que se empenhem ativamente em tornar os ambientes mais favoráveis à saúde. A conferência analisou as temáticas da saúde e do ambiente, sublinhou a existência de milhões de pessoas a viver em extrema pobreza e privação, num ambiente progressivamente degradado e que ameaça a sua saúde, tornando a Meta da Saúde para Todos no Ano 2000, extremamente difícil de atingir. A forma de inverter esta realidade consiste em tornar os ambientes físico, social, econômico e político, mais favoráveis à saúde em vez de contribuírem para a sua deterioração.
A Conferência de Sundsvall identificou muitas formas e exemplos de criar ambientes favoráveis à saúde, que podem ser usados por quem estabelece as políticas e toma as decisões, assim como pelos ativistas comunitários nas áreas da saúde e do ambiente. Todos têm um papel inquestionável na criação de ambientes favoráveis à saúde.
INTRODUÇÃO
A terceira Conferência internacional sobre Promoção da Saúde: Ambientes Favoráveis à Saúde - Conferência de Sundsvall, realizada em Junho de 1991 - faz parte da sequencia de eventos que começaram com o compromisso da OMS com o objetivo de atingir as metas de Saúde Para Todos (1977). Esta decisão foi seguida pela Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de