homem e sociedade
Doutor da Igreja
Nascimento
13 de novembro de 354 em Tagaste, Argélia
Morte
28 de agosto de 430 (75 anos) em Hipona, Argélia
Veneração por
Igreja Católica Apostólica Romana, Ortodoxa, Anglicana, Luterana e Presbiteriana
Principal templo
San Pietro in Ciel d'Oro, Pávia, Itália
Festa litúrgica
28 de agosto no Ocidente
15 de junho no Oriente
Atribuições
criança, pomba, pena, concha, coração trespassado
Padroeiro
teólogos, agostinianos e impressores
Polêmicas
contra o maniqueísmo, o donatismo, o arianismo etc.
Santo Agostinho
Agostinho nasceu na cidade de Tagaste (atual Souk-Ahras, Argélia), a cerca de 90 km do Mediterrâneo, na Numídia (atual Souk Ahras), à época uma província romana do norte da África. Apesar do gentílico Aurelius, que poderia indicar a aquisição da cidadania romana sob o reinado de Marco Aurélio. Cômodo ou Caracala, Agostinho era de ascendência berbere. Seu pai, Patricius, era um berbere romanizado, cidadão romano, pagão; a mãe, Mônica, era berbere cristã . A esperança da família, sem muitos recursos, era educar seus filhos para que se tornassem professores, advogados ou membros da administração imperial. Agostinho foi educado no norte da África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão. Com onze anos de idade, foi enviado para a escola em Madaura, uma pequena cidade da Numídia. Lá familiarizou-se com a literatura latina e com práticas e crenças do paganismo. Em 369 e 370, permaneceu em casa.
Durante esse período Agostinho leu o diálogo Hortensius de Cícero (hoje perdido), que deixaria uma impressão duradoura sobre ele e despertando-lhe o interesse pela filosofia. Passou a ser um seguidor do maniqueísmo.
Com dezessete anos, graças à generosidade de um concidadão, chamado Romaniano, o pai de Agostinho pôde enviá-lo para Cartago para continuar sua educação na retórica . Vivendo como um pagão intelectual, ele tomou uma concubina. Numa