Sistema Endócrino e Sensorial
É formado por glândulas endócrinas que são responsáveis pela secreção interna, cujo produto (hormônio) é secretado por estas glândulas e lançado diretamente no sangue, exercendo um importante papel no metabolismo, como o funcionamento do corpo, coordenação do metabolismo, temperatura corpórea e regulação das funções corporais.
Podemos classificar os hormônios, quanto à natureza química em dois tipos:
Protéicos – são produzidos a partir de cadeias de aminoácidos. Geralmente são constituídos por pequenas proteínas ou fragmentos protéicos.
Esteróides – são sintetizados a partir do colesterol.
GLANDULAS: são órgãos pequenos, mas importantes, cuja função é produzir hormônios.
HORMÔNIOS: são substâncias que ajudam a controlar as atividades do corpo.
PRINCIPAIS GLANDULAS DO SISTEMA ENDÓCRINO:
Hipotálamo:
Está localizado no cérebro, abaixo do tálamo. O hipotálamo produz os hormônios: Ocitocina e ADH (antidiurético). A Ocitocina estimula as contrações uterinas, que facilitam o transporte do esperma para o oviduto durante o período fértil, faz com que o útero contraia no final da gravidez para que o bebê nasça e é responsável pela ejeção do leite na lactante.
Hipófise:
Também chamada de Pituitária, está localizada em uma cavidade craniana chamada sela túrcica. É dividida em duas partes: Adenohipófise e Neurohipófise. A Adenohipófise produz e secreta dezenas de hormônios, os mais importantes são:
- (GH) Somatotrofina, mais conhecido como hormônio do crescimento, que é responsável pelo crescimento e regeneração dos tecidos ósseo e muscular.
- ACTH (Adrenocorticotrofina), faz a síntese de cortisol, corticosterona e dos hormônios sexuais (fascicular e reticular). Estimulando o córtex das glândulas adrenais.
- TSH (Tirotrofina), estimula a síntese e a liberação dos hormônios da tireóide, T3 e T4 que atuam no metabolismo.
- Gonadotrofinas, FSH que atua no desenvolvimento folicular ovariano ou na espermatogênese, e o LH que transforma o