Gestão do COnhecimento
Desenvolvimento de um Sistema de Gestão do Conhecimento
Emanuel Florêncio Costa
Waleska Silveira Lira
Gesinaldo Ataíde Cândido
Suzana de Lucena Lira
Resumo
O gerenciamento do conhecimento nas organizações exige uma postura estratégica fortalecida pela cultura da empresa, através do incentivo às iniciativas que valorize e aumente o conhecimento corporativo em todos os níveis da organização. Este artigo tem como objetivo propor um software de Gestão do Conhecimento, a partir modelo de Nonaka e Takeuchi
(1997), utilizando as variáveis de socialização, externalização, combinação e internalização.
Para isto foi utilizado um questionário com uma escala criada de valores mínimos, médios e máximos para cada variável analisada, bem como foi feita 40 simulações para concluir a pesquisa. Os resultados evidenciam que o software é viável para implantação em qualquer tipo de organização, não só por grande parte dos seus componentes serem softwares livre, mas também por ser de fácil utilização e interligado com a internet.
Palavras-Chave: Gestão do Conhecimento, Software Livre, Sistema
1. Introdução
Destacado por diversos autores como um bem intangível, o conhecimento passa a ser a grande preocupação das organizações. Essa preocupação pode ser percebida quando a organização procura entender a importância da participação das pessoas nas suas decisões bem como perceber que os seres humanos são necessários para a criação de conhecimento: os novos conhecimentos sempre se originam nas pessoas.
O conhecimento produz mais resultados, quando é gerenciado através da gestão do conhecimento. Esta gestão proporciona benefícios para as pessoas que participam da organização, ampliando as possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Isto é refletido na criação de valores mais consistentes nas relações entre os funcionários, resultando num ambiente mais agradável de trabalho.
A partir da análise do