ATC_ trabalho interdisciplinar dirigido
2212 palavras
9 páginas
trabalho INTERDISCIPLINAR dirigido IVINSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
PROCESSO INDUSTRIAL DE FABRICAÇÃO DE TUBOS V&M
Curso: Engenharia de Produção – Orientador: Alexandre Wagner
Co-orientadores:Rafael, Kátia Soares Moreira, Wanise, Chiara.
Autores: Aline Capanema de Oliveira, Andy Silva, Denise Chagas, Diego Natan, Mariana Marques, Mariana Ottoni, Pedro Henrique, Tarcila Menta.
RESUMO: O Projeto visa estudar e analisar o processo de aciaria em uma empresa do setor siderúrgico de grande porte – a V&M do Brasil S.A. – situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. (continuar...)
PALAVRAS-CHAVE: Tubos, aciaria, V&M, processo de fabricação, etapas
1. INTRODUÇÃO
Dentre os vários segmentos ou setores de atividades em que se classificam as indústrias de transformação, a indústria siderúrgica sempre foi reconhecida pela sua importância no desenvolvimento econômico das nações e por fornecer insumos para as indústrias de construção, de bens de capital e de bens de consumo (ANDRADE,
2006). Portanto, optou-se pela pesquisa em uma empresa, ligada ao setor de siderurgia, importante no segmento da economia e capaz de impulsionar transformações econômicas, sociais e tecnológicas.
Uma das mais modernas siderúrgicas integradas do mundo, a V & M do BRASIL produz tubos de aço sem costura a partir de matéria-prima e energia fornecidas pelas subsidiárias V & M FLORESTAL e V & M MINERAÇÃO. Um processo de produção auto-sustentável que credencia os seus produtos como Tubos Verdes.
O processo de fabricação da V&M do Brasil inclui diversos fornos industriais, usados para o aquecimento, reaquecimento e tratamento térmico de barras e tubos produzidos na usina, sendo os grandes consumidores de combustíveis gasosos e representando uma parcela considerável dos custos totais da usina. Sendo assim, se torna necessário o estabelecimento de ferramentas e métodos de análise de desempenho dos processos energéticos que ocorrem nesses