Prática Populações Comunidades e Conservação
Relatório da atividade prática III : Crescimento populacional
Introdução
O estudo da dinâmica das populações nos apresenta dois aspectos importantes quando pretendemos caracterizá-las: a densidade populacional e sua taxa de crescimento. A densidade populacional se refere ao número de indivíduos de uma espécie por área. Percebemos que populações densas podem exercer influência sobre indivíduos da própria espécie e também sobre espécies diferentes, de outras populações. As relações ecológicas irão afetar diretamente na densidade populacional. Conhecendo os fatores que determinam as interações entre os indivíduos da mesma população e populações distintas e a taxa de crescimento de cada população, obtemos uma previsão do tamanho populacional em determinada área em função do tempo. O tamanho da população é dependente da densidade populacional. É a densidade que irá regular a taxa de crescimento populacional. Isto por que, aumentando o tamanho de uma população, aumenta também a competição por recursos (luz, água, alimento, entre outros) e uma vez que é alcançada a densidade máxima por área, o crescimento da população é controlado.
O modelo geométrico O modelo matemático utilizado no nosso estudo, onde consideramos que as populações naturais tem potencial de crescimento em intervalos, e não contínuo, as condições ambientais são constantes e a taxa de crescimento R é fixa em todo período de vida do organismo, é o modelo geométrico. Entretanto, levando em consideração nosso aprendizado sobre a dinâmica das populações, de antemão podemos apresentar alguns limites para a aplicação do modelo geométrico na aula prática sobre crescimento populacional:
- O modelo geométrico não leva em consideração a interação entre os organismos e as mudanças no ambiente. Os fatores intrínsecos e extrínsecos de uma população contribuem para que a