Gestão do conhecimento
Curso: Gestão de Recursos Humanos 4° Semestre
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Professor:
Nomes:
São Paulo
2013
Etapa 1
Passo 2: Gestão de Conhecimento.
De tempos em tempos, mudanças sensíveis na cultura empresarial acontecem e causam impactos diretos nos negócios. Foi-se o tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais geravam lucratividade para as organizações. Hoje, o olhar empresarial também está voltado para o capital intelectual, ou seja, para as pessoas.
A importância que vêm sendo dada a elas (suas capacidades criativas, motivações, competências e conhecimentos) é sentida como um diferencial e uma oportunidade para as empresas crescerem mais. Uma pesquisa recente feita pela Deloitte, indica que as organizações pretendem investir cerca de 2,4% de seu lucro em benefícios aos colaboradores. Dar uma maior importância para ás pessoas do que para os “bens tangíveis” está se tornando cada vez mais comum dentro das organizações. Porque são elas que detêm os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, como diagnosticar problemas e aperfeiçoar processos internos, enquanto os equipamentos usados nas operações são meros “coadjuvantes” para se obter o resultado tão desejado.
Para aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores se faz necessário praticar a gestão do conhecimento, estimulando e facilitando a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, criando assim um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade e o desempenho da empresa e seus colaboradores.
É preciso reconhecer e transmitir os conhecimentos e experiências vividas dos colaboradores para os demais mantendo assim a empresa sempre em um