resumo:capitulo 12(ESTRATÉGIA COMPETITIVATÉCNICAS PARA ANALISE DE INDÚSTRIA E DA CONCORRÊNCIA)

1576 palavras 7 páginas
CAPITULO 12

ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO
Hoje em dia existem muitas empresas em declínio, mas para termos certeza que ela esta em declínio é necessário analisá-las, ver se tem o absoluto declínio de vendas unitárias no decorrer de um período constante, por isto é que podemos dizer que o declínio não pode ser atribuído ao ciclo econômico ou outras atribuições em curto prazo, como greves e escassez de material, onde é representada a situação atual.
As empresas em declínio não vêm sendo alvo de estudos porque é confundida como ciclo de vida do produto, onde se reduzem as vendas, as propagandas, as concorrências, ou seja, elimina todos os investimentos que geram o fluxo de caixa ao maximo.
Algumas empresas com o declínio coseguem obter altos retornos com as estratégias envolvendo um enorme reinvestimentos se reerguendo com muito mais forças e se tornando posteriormente, uma empresa “vacas caixeiras” melhores. E outras para evitar as grandes perdas para os concorrentes saem antes mesmo do declínio onde não sobra absolutamente nada.

DETERMINANTES ESTRUTURAIS DA CONCORRÊNCIA NA FASE DE DECLÍNIO

Com a redução no volume de vendas da indústria torna essa fase potencialmente volátil. A extensão dos danos causados na rentabilidade pela pressão na competitiva inicial depende, todavia, de certas condições básicas que influenciam na facilidade com que a capacidade deixará a indústria e a severidade com que as empresas remanescentes procuram lutar contra maré para ter a reduções em suas próprias vendas.

INCERTEZA O grau de incerteza percebido pelos concorrentes quanto ao fato de a demanda continuar em declínio é um dos fatores mais potentes que afetam a concorrência no fim do jogo. Se todas as empresas tivessem a percepção de que continuariam em declínio, logo mudariam suas estratégias se organizando para a retirada. Exemplo: “no caso do acetileno ficou claro que com seus custos galopantes tornaria etileno muito mais barato e acessível por

Relacionados