Cozinha Contemporânia
Este trabalho tem por finalidade apresentar sobre o tema cozinha contemporânea, seu requinte e alguns chefs que se destacam neste meio.
Cozinha Contemporânea: Cuisine Nouvelle
A cuisine nouvelle, ou nouvelle cuisine, foi criada nos anos 70 como uma reação à culinária tradicional. Esse tipo de cozinha é caracterizado por tempo de preparo menor, molhos mais leves e porções menores, apresentadas de forma refinada e decorativa. O movimento Nouvelle Cuisine começou efetivamente no ano de 1972, por dois críticos gastronômicos, Henri Gault e Christian Milau, com o propósito de incentivar uma apresentação mais natural e simples da comida. Criar pratos com leveza, delicadeza e ênfase na apresentação dos mesmos. A partir deste conceito surgem novas tendências na qual se destaca a cozinha contemporânea, que mistura a alta gastronomia com ingredientes regionais e com tendências de outras cozinhas.
O que se entende por cozinha Contemporânea: Bem, essa é a culinária praticada nos grandes centros urbanos e tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está relacionada às tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira.
Isso se torna possível com o acesso a informação fácil, pratica e rápida, o que chamamos de globalização, o desenvolvimento de tecnologias que é capaz unirem povos e culturas diferentes, a tal influencia de novos mundos.
Ao longo dos anos com as diversas imigrações, emigrações e migrações que vem acontecendo ao redor do mundo às culturas locais sofrem mudanças, principalmente no meio culinário, o que pode ser tachado de contemporâneo, o atual. Viver em um tempo de mudança evolução e troca de experiências no qual modifica a base, o clássico, tornando os pratos mais coloridos com diversidade de sabores e visuais. A Cozinha Contemporânea se permite reunir elementos